Ilha de

Santo Aleixo

 

A Ilha de Santo Aleixo fica a cerca de 2 km de Barra de Sirinhaém, litoral sul de Pernambuco. É um lugar paradisíaco, com belas praias. Faz parte da Área de Proteção Ambiental de Guadalupe, criada em 1997, pelo Governo Estadual.

Essa Ilha tem grande importância histórica. Por volta de 1526, segundo Varnhagen (História Geral do Brasil, 1854), o navegador espanhol D. Rodrigo Acuña, comandante da nau S. Gabriel, voltava para a Espanha, quando seu navio precisou de reparos, próximo ao Rio São Francisco, onde três navios franceses pirateavam pau-brasil. D. Rodrigo e parte da tripulação ficaram reféns dos franceses. Os demais tripulantes consertaram a nau S. Gabriel e seguiram viagem, sem seu comandante. Os franceses abandonaram D. Rodrigo e seus subordinados e retornaram à Europa. Em busca de refúgio, os espanhóis foram parar na Ilha de Santo Aleixo, onde encontraram alguma farinha de trigo, uma pipa de bolacha molhada, um forno e anzóis. Posteriormente seguiram para a feitoria de Igarassu. Os espanhóis teriam seguido, possivelmente para Portugal, como prisioneiros, na expedição de Cristóvão Jacques.

A Ilha de Santo Aleixo também teria sido o local da fundação da primeira colônia francesa no Brasil, em 1531, por Jean Duperet, capitão do La Pèlerine. Duperet construiu uma fortaleza, que deixou guarnecida com 70 homens, e retornou para a Europa, com seu navio carregado de pau-brasil, mas capturado pelos portugueses antes de chegar na França. Essa colônia foi destruída, no mesmo ano, por um dos navios da expedição de Martim Afonso de Sousa.

 

Ilha Santo Aleixo

 

 

 

Pernambuco

Sirinhaém

 

Historia Pernambuco

 

 

Fernando Noronha

 

Copyright © Guia Geográfico - História, Turismo e Geografia das primeiras colônias brasileiras - PE.

 

Imagem de Satélite da Ilha de Santo Aleixo

 

Pernambuco Turismo

 

Ilha de Santo Aleixo

 

 

 

 

 

 

Fonte (editada): USGS/Coastal and Marine Geology Program.