Igarassu

 

A região de Igarassu começou a ser colonizada pelos portugueses, em 1526, quando Cristóvão Jacques fundou uma feitoria no Sítio dos Macacos. Nos anos seguintes, a área passou a ser frequentada por piratas franceses. Em 1531, aqui aportou Martim Afonso de Sousa, que seguia para o Rio da Prata. No mesmo ano a feitoria foi destruída pelos franceses.

Em 27 setembro de 1535, segundo a tradição, Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, estabeleceu-se aqui após a vitória sobre os caetés. Mas o donatário mudou-se, no mesmo ano, para Olinda.

A aldeia foi elevada à condição de vila, por volta de 1564, como Iguarassú. Em 1632, a vila foi invadida e saqueada pelos holandeses, que ocuparam a área até 1654. Tornou-se cidade, em 1895.

Além de seu grande patrimônio histórico, Igarassu tem belas praias.

Mais: Prefeitura de Igarassu

 

Igarassu

 

 

Mapa Igarassu

 

Pernambuco

 

Talha barroca do interior da Igreja de Santo Antônio. O Convento abriga o Museu Pinacoteca de Igarassu.

 

Primeiras Cidades

 

Olinda

 

Historia Pernambuco

 

Arte Sacra

 

Copyright © Guia Geográfico - História, Turismo e Geografia das primeiras vilas do Brasil.

 

Centro Histórico de Igarassu. Ao centro, a Igreja de Santos Cosme e Damião, iniciada em 1535. À esquerda, Igreja e Convento do Sagrado Coração de Jesus. À direita, Igreja e Convento de Santo Antônio. Não é verdade que a Igreja de Santos Cosme e Damião seja a mais antiga do Brasil. A Igreja da Vitória, de Salvador, por exemplo, casou as filhas de Caramuru, em 1534. A primeira igreja do Brasil foi a de São Francisco de Assis, de 1503, em Porto Seguro.

(Google Street View - 2012)

 

Pernambuco Turismo

 

Igarassu

 

 

 

 

 

Divulgação